Last modified on 25 March 2013, at 15:40

Press releases/English Wikipedia Publishes Millionth Article/Português

Wikipédia publica o seu milionésimo artigo em inglês

S. Petersburgo, Florida, Estados Unidos da América, 1 de Março de 2006

A Wikimedia Foundation anunciou hoje a criação do 1 000 000º artigo na edição em língua inglesa da Wikipédia. O artigo sobre a estação de comboio de Jordanhill na Escócia, foi iniciado pelo contribuidor, da Wikipédia, Ewan Macdonald. A Wikipédia é uma enciclopédia, poliglota, online gratuita e livre com 3,3 milhões de artigos em desenvolvimento activo em mais de 125 línguas.

O texto completo da Wikipédia em inglês está localizado em en.wikipedia.org. Para além dos artigos, a edição em inglês da Wikipédia oferece dúzias de linhas de tempo gráficas e portais sobre assuntos específicos. O seu repositório de multimédia inclui quarenta mil imagens e centenas de músicas, vídeos e animações completas, os quais estão disponíveis para livre distribuição e recebe dezenas de milhares de visitas por dia.

Apesar de o seu método de edição ser novo e controverso, a Wikipédia já ganhou vários prémios pela sua cobertura detalhada de vários eventos actuais, de cultura popular e tópicos científicos, pela usabilidade e pela sua comunidade internacional de contribuidores. A BBC News designou a Wikipédia como "Uma das fontes de informação de mais confiança on-line ou off-line." Daniel Pink, autor e colunista da WIRED Magazine, descreveu a Wikipédia como "a biblioteca do futuro, viciante e que se organiza e repara a si própria"; Tim Berners-Lee, pai da Web, designou-a como "a fonte de todo conhecimento."

A Wikipédia é um projecto da Wikimedia Foundation; originou outros projectos irmãos, incluindo um dicionário, uma biblioteca de livros de texto, um repositório de citações, um website de notícias, e um repositório multimédia. Estes projectos são todos operados pelo software de código aberto MediaWiki.

Sobre a Wikipédia

Imagine a world in which every single person on the planet is given free access to the sum of all human knowledge. That's what we're doing. -- Jimmy Wales, fundador da Wikipédia

Iniciada em Janeiro de 2001, a Wikipédia é a enciclopédia mais actual, maior e de mais rápido crescimento no mundo. O seu conteúdo é criado inteiramente por voluntários que contribuem, actualizam, e revisam artigos num processo colaborativo. A edição em língua inglesa contém 20 milhões de hiperligações internas, e incorpora 65 mil edições e 1 700 novos artigos por dia.

O conteúdo da Wikipédia é escrito para uma audiência geral, e é continuamente revisto para clarificação, leitura e exactidão. Textos, imagens e sons originais publicados na Wikipédia são licenciados sob a GNU Free Documentation Licence (GFDL), que permite aos utilizadores copiar e modificar o trabalho de cada um baseado num princípio conhecido como "copyleft." A base de dados pode ser inteiramente descarregada gratuitamente.

Embora o projecto tenha sido alvo de críticas durante 2005 por inexactidão factual em alguns dos seus artigos, o prestigiado jornal de ciência Nature avaliou o conteúdo cientifico da Wikipédia, chegando à conclusão que este tinha apenas mais alguns erros menores do que a publicação veterana Encyclopedia Britannica. Todos esses erros especificados foram imediatamente corrigidos nos artigos da Wikipédia. Outras revisões, menos formais foram geralmente positivas.

Sobre a Wikimedia

A Wikimedia Foundation, Inc. é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a encorajar o crescimento, desenvolvimento e a livre distribuição de conteúdo poliglota e de providenciar o conteúdo completo destes projectos baseados em wiki para o público, gratuitamente. A Wikimedia Foundation opera alguns dos maiores projectos de referência colaborativa-editada do mundo, incluindo a Wikipédia, um dos 25 websites mais visitados. Os prémios da Wikipédia e da Wikimedia incluem o Prémio Webby, o Prix Ars Electronica Golden Nica, o Prémio de Criação Web da Associação de Publicitários do Japão e o Prémio de Tecnologia Mundial em Tecnologia de Comunicações.

A Wikimedia Foundation foi criada em 2003 para administrar a operação dos projectos existentes, e está sediada em S. Petersburgo, Florida, EUA. A Wikimedia possui delegações locais no Reino Unido, na Alemanha, França, Itália, Sérvia e Montenegro, e Polónia, para além de delegações no Canadá, Índia, China, Austrália e Holanda que estão actualmente em desenvolvimento.

A maioria das operações da Wikimedia Foundation são financiadas por doações de leitores e de contribuidores, geralmente de € 42 ou menos. O seu orçamento de 2005 foi de € 620 269, e baseado no aumento do tráfico, o orçamento de 2006 é esperado que seja significativamente mais alto.

Mais informação

Contacto

Para perguntas e entrevistas, por favor contactar press@wikimedia.org ou (em inglês apenas):

Jimmy Wales, Chair, Board of Trustees, Wikimedia Foundation
Telefone: +1-310-474-3223
Correio electrónico: jwales@wikia.com

Angela Beesley, Board of Trustees, Wikimedia Foundation
Telefone: (+44)-208-816-7308
Correio electrónico: abeesley@wikimedia.org

Contactos regionais

Outros contactos regionais disponíveis.