Nossos projetos

Nossos projetos são o foco do Movimento Wikimedia. Todos os projetos principais da Wikimedia Foundation são desenvolvidos colaborativamente por seus usuários, através do software MediaWiki. O conteúdo é livre e distribuído sob uma [w:pt:Licenças Creative Commons|licença Creative Commons livre], o que significa que pode ser livremente usado, livremente editado, livremente reproduzido e livremente redistribuído, sujeito às restrições de tal licença. Veja também nossa lista de todos os projetos.

Por favor observe que embora outros sites também usem o software MediaWiki e portanto tenham aparência semelhante à de nossos projetos, ou tenham um nome que inclua 'Wiki-' ou '-pedia', ou um domínio com nome similar, os únicos projetos que fazem parte da Wikimedia Foundation são os listados abaixo.

Wikipédia

A Wikipédia é um projeto destinado a construir enciclopédias livres em todos os idiomas do mundo. Praticamente todos com acesso à Internet são livres para colaborar, incorporando informações imparciais e baseadas em fontes reconhecidas.

A Wikipédia teve início em janeiro de 2001 e atualmente oferece mais de 24 milhões de artigos em 284 línguas. A Wikipédia mais ampla é em língua inglesa, com mais de 4 milhões de artigos, seguida pelas edições em holandês, alemão, sueco, francês, italiano, russo, espanhol e polonês, cada uma contendo mais de 1 milhão artigos. Trinta e oito outras edições possuem mais de 100.000 artigos, enquanto outras 177 contabilizam mais de 1.000 artigos.

Wikcionário

O Wikcionário é um projeto para a criação, em todos os idiomas, de um dicionário multilíngue de conteúdo livre. Isso significa que cada projeto visa utilizar um idioma em especial para definir todas as palvras em todos os idiomas. Aliás, sua proposta é ser muito mais abrangente que um dicionário comum, incluindo tesauros (ou thesaurus), rimas, traduções, pronunciação em áudio, etimologias e citações. O projeto teve início em dezembro de 2002 e em maio de 2013 já estava disponível em mais de 150 idiomas, ao todo ultrapassando 16 milhões de verbetes. A versão em inglês é a mais ampla, com mais de 3 milhões de verbetes, seguida pelas versões malgaxe, francesa, chinesa e lituana. Cada um desses idiomas tem mais de 600 mil verbetes. Há, ainda, outras 24 línguas que, individualmente, apresentam mais de 100 mil termos. A outros 73 idiomas, ao menos 1.000 vocábulos foram adicionados.

O Wikcionário tem trabalhado em parceria com o Wikimedia Commons. Muitos arquivos de áudio tem sido enviados ao Commons, fornecendo, assim, diversos exemplos de pronunciação ao Wikicionário e a outros projetos.

Wikiquote

O Wikiquote é um repositório de citações colhidas de pessoas famosas, livros, discursos, filmes ou qualquer outro material intelectualmente interessante. Seu acervo também inclui provérbios, mnemônicas e slogans.

O projeto foi iniciado em julho de 2003; Em janeiro de 2008 atingiu a soma de 75.903 páginas em quase 50 idiomas. O mais extenso Wikiquote é em inglês, englobando mais de 15 mil páginas. Os Wikiquotes em italiano, alemão, polonês e português contam, cada um, com mais de 5.000 páginas.

Wikilivros

O Wikilivros tem como objetivo construir uma coleção de fontes de e-books livres, incluindo livros didáticos, cursos de línguas, manuais e livros de domínio público com fichamentos. Sua finalidade é ajudar tanto na (auto-)instrução de estudantes como na de professores, do ensino médio e universidades.

Em maio de 2013, a versão em inglês do Wikilivros apresentou o maior conteúdo: cerca de 46 mil módulos provenientes de mais de 2 mil livros em desenvolvimento. Em seguida estão as versões em alemão, francês e húngaro, cada uma agregando mais de 10.000 módulos. O projeto foi iniciado em julho de 2003 e atualmente possui em torno de 185.000 módulos, oriundos de mais de 5.000 livros em desenvolvimento, difundidos em aproximadamente 100 idiomas.

Wikisource

Wikisource é um projeto multilíngüe, iniciado em novembro de 2003, para a elaboração de uma coleção de textos cujos conteúdos podem ser distribuídos livre e abertamente. Ele não é somente uma excelente forma de armazenar textos clássicos, legislações, e outras obras livres em hipertexto, como também serve de base para a tradução destes. A princípio, os textos originais, em todas as linguagens (exceto em Hebraico), estavam reunidos em um único wiki. Entretanto, o Wikisource tem agora diversas versões individuais em vários idiomas.

Desde maio de 2013 o Wikisource oferece um total de 3.080.000 fontes de pesquisa. O mais extenso é o Wikisource em francês, que supera 1.350.000 textos. As versões em alemão, inglês, italiano, polonês, russo e chinês vem em seguida com mais de 100 mil fontes de pesquisa cada uma.

Wikispecies

Wikispecies é um projeto aberto, baseado em wiki, que serve para prover uma base de dados de espécies para a taxonomia. Lançado em 14 de setembro de 2004, o Wikispecies focaliza-se especificamente nas necessidades dos usuários científicos. Em janeiro de 2013 já apresentava mais de 350.000 verbetes. Existem planos para que o Wikispecies colabore com o projeto Enciclopédia da Vida quando ele estiver mais desenvolvido.

Wikinotícias

O projeto Wikinotícias foi lançado em dezembro de 2004 com a missão de veicular notícias sobre uma grande variedade de assuntos. Contribuidores de todo o mundo escrevem reportagens colaborativamente. As notícias englobam desde reportagens e entrevistas originais até resumos de artigos de fontes externas. Exige-se que o conteúdo seja escrito de um ponto de vista imparcial. Diferente de outros projetos, o Wikinotícias está licenciado em Creative Commons Attribution 2.5 ao invés de Creative Commons Attribution 2.5.

Atualmente o Wikinotícias tem dois objetivos: oferecer um conteúdo livre, uma alternativa em relação aos sites comerciais de notícias e assegurar que os conteúdos sejam condizentes com os fatos e revisados minuciosamente.

Wikiversidade

A Wikiversidade é um projeto dedicado a comunidades estudantis e conteúdos didáticos, assim como pesquisa, em todos os níveis de escolaridade. Ela iniciou-se como projeto da Wikimedia a 15 de agosto de 2006, então em fase de testes, com as Wikiversidades em Inglês, Alemão e um centro de coordenação multilíngue. Desde então, juntaram-se a estes vários outros idiomas. Apesar do sugerido pelo nome, a Wikiversidade não limita-se à universidade ou materiais de nível superior, mas abre-se a todos os materiais e comunidades em qualquer nível de aprendizado. A maneira que ela pode facilitar atividades e comunidades ainda está sendo explorada, mas concentra-se no modelo de 'aprender através da experiência'.

Em outubro de 2010, existem mais de 30 mil recursos educacionais em 12 idiomas. A versão em inglês possui mais de 13 mil e a francesa e a alemã mais de 2 mil.

Wikivoyage

Wikivoyage pretende criar o maior guia de turismo livre, completo e atualizado do mundo. Wikivoyage foi lançado em janeiro de 2013 e é escrito por voluntário no mesmo espírito de compartilhamento de conhecimento que torna viagens tão agradáveis. O projeto começou em dezembro de 2006 como uma versão alemã de um site chamado Wikitravel, e se junto a família de projetos da WIkimedia Foundation como um beta com 50 mil artigos em sete idiomas. Wikivoyage está atualmente disponível em nove idiomas.

Wikimedia Commons

O Wikimedia Commons foi iniciado em setembro de 2004 para forcener um repositório central para fotos, diagramas, mapas, videos, animações, música, sons, textos falados e outras mídias gratuitas. É um projeto multilíngüe com colaboradores de dezenas de idiomas e serve como repositório central para todos os projetos da Wikimedia.

O projeto está crescendo rapidamente. Em dezembro de 2012 alcançou quinze milhões de arquivos multimídia, tendo ultrapassado os 10 milhões em abril do ano anterior. O Wikimedia Commons recebeu menção de honra por sua Comunidade Digital na premiação da Prix Ars Eletronica em maio de 2005.

O projeto tem dois mecanismos direcionados à comunidade para destacar contribuições de qualidade: Fotos em destaque que prestigiam o melhor conteúdo, e Imagens de qualidade que valorizam as criações que apresentam boa composição, enviadas por editores da Wikimedia. Desde 2006 é promovida uma competição da Foto do Ano, que convida a comunidade Wikimedia em geral a apreciar as inspiradoras imagens de livre conteúdo. Duas páginas, Conheça nossos fotógrafos e Conheça nossos ilustradores, exibem uma seleção dos mais talentosos colaboradores que escolhem as licenças de livre-conteúdo e doam seu trabalho para o Wikimedia Commons.


Para mais informações sobre o Commons, por favor acesse Spotlight on Wikimedia Commons.

Wikidata

Wikidata foi lançado em outubro de 2012 e almeja criar uma base de conhecimento livre sobre o mundo que possa ler lida e editada tanto por humanos como por máquinas. Ela irá prover dados em todos os idiomas dos projetos Wikimedia, e permitir acesso central a dados de forma similar ao que o Wikimedia Commons faz para arquivos multimídia.

MediaWiki

A comunidade de código aberto MediaWIki mantém vários projetos de software. MediaWiki é um motor wiki liberado sob a licença GPL. O software MediaWiki é usado por todos os projetos Wikimedia e vários outros sites.

Seu núcleo funcional pode ser expandido através de extensões, personalizações e aplicativos móveis. Desenvolvedores podem usar a API do MediaWiki para construir aplicações que interajam com sites como a Wikipédia. MediaWiki recebe voluntários técnicos para desenvolvimento, administração de sistema, documentação, design e promoção.

Em 2005 o MediaWiki ganhou o prêmio no les Trophées du Libre na categoria special php prize. Desde 2007 o MediaWiki é utilizado por muitos, muitos websites e projetos ao redor do mundo, e foi baixado mais de 1 milhão de vezes do arquivo de softwares do SourceForge

Veja MediaWiki, seu artigo na Wikipédia, ou seu website para mais informações.

Last modified on 10 October 2013, at 15:28