Press statements/Wikipedia, Stronger and More Stable than Ever, thanks to our Community's Support/Português

Wikipédia: mais forte e estável do que nunca, graças ao apoio da nossa comunidade

Não acredite em tudo que lê. A Wikipédia não fechará em breve. De fato, a enciclopédia online está mais forte e estável do que nunca, graças à sua popularidade crescente e apoio mundial. Apesar do seu sucesso, a Wikipédia depende completamente do apoio do público, como a maioria das organizações sem fins lucrativos, e possui a necessidade constante de fundos.

A enciclopédia online de conteúdo gratuito viu um crescimento tremendo no último ano e agora é um dos dez sites mais visitados do mundo. Como resultado disso, a Wikimedia Foundation, que administra os sites, precisou comprar mais equipamentos e largura de banda para acompanhar esse crescimento.

"Atualmente, a Wikipédia possui 6 milhões de artigos em 200 línguas. E esses números continuam a crescer. Há muita informação a armazenar, e muito tráfego para gerenciar. Obviamente, nossos custos cresceram muito. E, na posição de organização sem fins lucrativos com alcance global, temos de ser muitos criativos na maneira em que enfrentamos esses crescentes desafios, que são muito reais", declarou Florence Devouard, presidente da Wikimedia.

No entanto, os usuários não devem ficar alarmados. Como nossa última angariação de fundos provou, a comunidade global ama a Wikipédia e quer que ela continue forte.

"Em quatro semanas, conseguimos juntar mais de um milhão de dólares. Eu digo mais de um milhão porque as doações continuam a chegar. Eles foram de grandes doações de pessoas de grande poder a doações de um dólar fornecidas por estudantes. A angariação fez um bom trabalho em refletir a diversidade do apoio que recebemos", Devouard completa.

Na semana passada, durante a conferência Lift em Gênova, Suíça, a Sra. Devouard foi citada como tendo dito que a Wikipédia tinha dinheiro suficiente para pagar pelos próximos três meses. Alguns indivíduos entenderam errado essa declaração, e começaram a relatar que a Wikipédia estaria fechando nesse período de tempo. No entanto, a Sra. Devouard continuou a declaração comentando que a idéia da Wikipédia fechar era extrema, e que não aconteceria em breve.

De fato, a Sra. Devouard estava simplesmente tentando ilustrar a necessidade atual de fundos da Wikipédia. Durante a última auditoria da Wikimedia Foundation, foi recomendado que a Wikimedia Foundation tivesse dinheiro suficiente para bancar seis meses de custos operacionais. Atualmente, a Wikimedia Foundation possui o suficiente para cobrir quatro meses.

Para ver os gastos operacionais da Wikimedia, acesse http://wikimediafoundation.org/wiki/What_we_need_the_money_for .

Para ver uma lista de perguntas comuns nas angariações de fundos, acesse http://wikimediafoundation.org/wiki/Fundraising_FAQ .

Sobre a Wikimedia Foundation

A Wikimedia Foundation, Inc. é uma empresa registrada nos Estados Unidos da América sem fins lucrativos (501(c)(3)). Ela mantém os websites para a Wikipédia e outros projetos da Wikimedia.

Last modified on 28 November 2007, at 18:43